Consultor Alexandre Faria

PROBLEMAS COM OS IMPOSTOS?

Redução de impostos de
pessoas físicas e jurídicas

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e esse fator leva muitas empresas a exuberantes perdas de lucratividade na adequação de pagamento de seus impostos. A consultoria fiscal e tributária é a melhor forma de se proteger da perda de dinheiro nas operações comerciais, além de diminuir impactos de passivos tributários em potencial que podem até levar a inquéritos de crimes contra o sistema fiscal e tributário, na maior parte das vezes por desconhecimento do empresário e falta de uma consultoria fiscal e tributária.

O sistema fiscal brasileiro é regido por 27 legislações que consideram peculiaridades até de municípios, levando as empresas com pouca estrutura fiscal e tributária a perderem competitividade quando saem de seus territórios ou até perderem lucratividade nos seus acertos com os tributos, por não utilizarem das competências de suas contabilidades fiscais e tributárias.

As empresas de contabilidade focadas em consultoria fiscal e tributária trabalham em primeiro plano para estancar prejuízos fiscais nas operações de compra e venda, o que já significa uma conquista no âmbito de consultoria fiscal, mas além dessa importante função, que é de retorno imediato para a empresa, a consultoria fiscal também trata de benefícios fiscais e incentivos, o que aumenta a competitividade, faz o planejamento tributário, elimina através de estudos os riscos ou contingências tributárias, tornando a contabilidade especializada em consultoria fiscal um agente dos processos de negócios de fundamental importância para todas as empresas. Vale ressaltar que a consultoria contábil e fiscal não têm custos elevados para as empresas e são focadas principalmente na eficiência financeira e muitas vezes até em sanar riscos de passivos fiscais.

COMO REDUZIR IMPOSTOS

A redução de impostos é possível com o uso de estratégias de especialistas em tributação que conseguem através de estudos da jurisdição tributária articular com as alocações de tipos de serviços ou produtos ou até através de incentivos fiscais associadas aos tipos de operações das empresas. As empresas devem contratar Assessorias Contábeis que tem departamentos especializados em tributação ou mais especificamente focados no objetivo de Redução de Impostos evitando, assim, dispersar seus investimentos em perdas relativas às falhas de alocação de tributos.

A Assessoria Contábil Empresarial deve apresentar para as empresas estudos que demonstram, nesse caso, o potencial de redução de impostos do negócio ou da operação da empresa, bem como também sugerir estratégias que incorram em menor tributação.

Para isso a Assessoria Contábil Empresarial deve ser bem capacitada para elaborar um planejamento de como reduzir impostos por meios legais, onde alcance os tributos comerciais, operacionais e tributos trabalhistas. É possível por meio da legislação e de estudos pagar menos impostos. Esse meio de redução da carga tributária trata de elisão fiscal onde se ampara na legislação para evitar a incidência de impostos, reduzir o montante ou adiar o ônus tributário.